Migre da foto para a Fotografia


Olá galera!

Estava lendo o site www.fotografeumaideia.com.br e lá tinha um artigo que dizia exatamente isso

Migre da FOTO para a FOTOGRAFIA...

Dai fiquei pensando, como assim?

Se liguem no artigo, Artigo de:

André Corrêa | @andrehcorrea


Hoje, muito fácil possuir um “equipamento registrador de imagens”. Não estou falando só em câmeras fotográficas, uma vez que celulares, caixinhas de fósforo e até mesmo canetas conseguem registrar uma imagem. Também não vou entrar no mérito da qualidade desses equipamentos. Afinal, não sei qual o “equipamento registrador de imagens” cada um possui, mas o que eu quero dizer é: Migre da foto para a fotografia.

Você consegue perceber a diferença entre uma foto e uma fotografia?

Foto, do latim photo, significa simplesmente luz. Não há nada de errado em se “bater uma foto”. É o que a maioria das pessoas fazem. Elas pensam: "Vou bater uma foto daquela flor" e, então, elas pegam a câmera, miram a flor e clicam. Pronto, a foto está feita! Isso é “bater uma foto”.

Agora, imagine que ao invés de bater uma foto, você vai fazer uma Fotografia da Flor. Infinitas possibilidades de registro da mesma Flor, surgem apenas adicionando o sufixo “Grafia”. Num contexto mais amplo, Fotografia significa comunicar com a luz, dizer algo com ela. Seja um sentimento, uma ideia, pensamento, informação ou emoção, a Fotografia tem que se comunicar com o mundo.
O que você quer comunicar com a fotografia de uma Flor? Os detalhes da perfeita mãe-natureza? As cores da Terra? O sacrifício de sua própria existência em meio uma selva de pedra urbana? Agora sim, depois de entender o que essa flor significa para o planeta Terra, mire, clique e Fotografe a sua Ideia.
Independente de qual é o seu equipamento fotográfico, se é um celular ou uma câmera amadora, migre da Foto para a Fotografia. Talvez você não possa trocar seu equipamento por agora, mas o olhar sobre seu trabalho você pode. Não é o equipamento que define se você é um Fotógrafo ou não. O que adianta ter uma câmera profissional se o que você vai bater são apenas mais fotos? Melhor é treinar o seu olhar e aprender a comunicar com suas fotos, aí sim: você é um fotógrafo e já pode ter sua câmera profissional!
Não me entenda mal, não há nada de errado se em bater uma foto, eu mesmo ainda faço isso e não duvide que Sebastião Salgado também faça. Mas entenda que, à medida que você migra da foto para a fotografia, você deixa de “mexer com foto” e se torna um Fotógrafo.

Acessem lá galera:


www.spiritolibero.com.br

É NOIZ!!!!