O comportamento dos sul-africanos no meio da multidão

Por Manoel Soares...Repórter da RBS TV.


Não fui na pilha de ninguém. Fiz questão de ver como o sul-africano se comporta no momento em que geralmente colocamos as garrinhas de fora, no meio da multidão – e não estou exagerando, afinal uma pessoa pensa duas vezes para atear fogo num carro, mas uma multidão é capaz de fazer isso com pessoas dentro.

Sendo assim, me toquei para a rua no dia em que as torcidas se encontraram para fazer uma festa conjunta. Mais de 20 mil pessoas e as ensurdecedoras vuvuzelas invadiram as ruas. O trânsito parou, empregados foram liberados para torcer, carros foram abandonados em vias públicas.

Cheio de negão de 2m

Eu estava com minha maquina fotográfica, e mesmo sendo um negão de quase 2m, tive medo de que rolasse uma pancadaria, afinal, o que mais tinha ali era negão de 2m.

Pra minha surpresa, um rapaz me chama em meio a multidão, num dialeto local. Quando me virei, estava na mão dele o celular que a RBS me deu para usar aqui. Eu tinha deixado cair duas quadras atrás, e ele correu para devolver.

Pra minha surpresa, ele era branco. Surpresa porque, há menos de 25 anos, nesta mesma rua, negros e brancos não se misturavam. Baixei a guarda e tentei deixar meu olhar mais positivo.

Me caíram os butiás do bolso: eles fizeram uma baita festa e não botaram as garras de fora, não vi briga. Fiquei me perguntando: no Brasil brigamos por que não chegamos neste estágio de paz ou eles que não chegaram em nosso estado de guerra?

Sei lá, vamos em frente...
Galera.
Acompanhem o blog dele para continuar sabendo mais sobre o que acontece no País da Copa Do mundo 2010.....
Blogueiragem de Plantão... Sei que tenho uma pá de coisa pra postar aqui, mas como o clima é de copa do mundo, festa por todos os cantos, dei prioridade para mostrar aqui o trabalho do representante do povo favelado do sul do Brasil em solo Sul-Africano...

Sem mais delongas...