Transfotografia.

Bairro Cannion - Caxias do Sul

Galera esse é um texto que eu escrevi, falando um pouco do modo que utilizamos a fotografia como ferramenta de inclusão social, no projeto de audio visual que eu executo trabalhando na Cufa-RS..olha aí.


A fotografia não é simplesmente uma imagem produzida através de um click como as pessoas entendem ser, para nós da Central Única das Favelas do Rio grande do Sul (CUFA-RS), utilizamos como ferramenta de inclusão social apresentando como exemplo o conteúdo fotográfico de artistas conceituados, buscando instigar o debate e a reflexão nas comunidades, com os jovens onde desenvolvemos as oficinas de fotografia.

Enquanto alguns fotógrafos analisam as técnicas aplicadas na produção de cada foto, a busca pela sensibilização é o foco principal na nossa instituição, na certeza que os alunos serão multiplicadores de cidadania dentro dos seus bairros, incentivando disparos de flashs ao invés de tiros embora sejam muito parecidos o mecanismo de uma arma de fogo comparando com uma câmera fotográfica, mas com finalidades diferentes.

E mesmo que não sejam fotógrafos ou profissionais da área áudio visual, terão responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade e é nesse sentido que buscamos transmitir o conhecimento sobre fotografia. Desde o ínicio do projeto em 2008 atendemos mais de 1.200 jovens e em 2010 estamos buscando capacitar muito mais.




Visitem:
http://www.cufars.org.br